Dicas para fazer um bom currículo
19/01/2023Site Glau: Redação do Enem
21/01/2023Redes sociais: como utilizar?
Redes sociais são sites, aplicativos e plataformas usados por pessoas e organizações que se conectam com clientes, familiares, amigos e pessoas que compartilham seus interesses em comum.
O objetivo é conectar pessoas e compartilhar informações entre elas, seja no caráter pessoal quanto profissional ou comercial. Outro propósito é entreter as pessoas nessas plataformas. Alguns exemplos de redes sociais são: Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube, LinkedIn, Twitter, Pinterest e TikTok.
As redes sociais possibilitam muitas atividades positivas e facilitam a vida de pessoas e instituições, elas criaram espaços para novos tipos de negócios, novos empregos, novas formas de comunicação. Uma das grandes vantagens é a comunicação instantânea que as redes sociais oferecem.
Apesar das redes sociais ajudarem no entretenimento e conexão entre as pessoas, quando não usada de forma assertiva e adequada, pode ser um problema na vida do indivíduo. Em pesquisas feitas, é apontado que entre as causas mais reconhecidas da dependência das redes sociais está a baixa autoestima, a insatisfação pessoal, a depressão ou hiperatividade e, inclusive, a falta de afeto, carência que muitas vezes os adolescentes tentam preencher com os likes.
O uso excessivo das redes amplifica emoções negativas, as quais podem afetar o seu bem-estar emocional e agravar sintomas da depressão, estresse e ansiedade.
Desta forma, saber usar essa ferramenta em prol do bem-estar, sem vício, é fundamental. Para utilizar de maneira assertiva e lúcida as redes sociais é preciso analisar como elas são usadas por você. Se acha que elas estão te atrapalhando a se concentrar e a focar nas coisas que precisa fazer, o melhor é buscar estratégias para diminuir o seu uso. Muitas vezes, as pessoas priorizam prazeres momentâneos, como preferir ver vídeos de gatinhos fofos em vez de fazer uma atividade que demanda mais esforço e paciência, como estudar ou ler.
A partir disso, desligar as notificações para não haver ansiedade, estabelecer horários e tempo diário para mexer nessas ferramentas podem ajudar a usar de forma mais assertiva.
Com isso, pode-se dizer que as redes sociais são ferramentas muito importantes para as pessoas quando usadas de forma sadia, em contraponto, quando usadas de modo excessivo e vicioso, sem objetivo, pode ser prejudicial à saúde e bem-estar das pessoas.
Um abraço, Talissa Cardoso. Psicóloga, CRP 08/34184