Redação do Enem: Competências Avaliadas

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Redação do Enem: Competências Avaliadas

Se você está pensando em fazer a prova do Enem para entrar numa boa faculdade, já deve saber que também precisará fazer a Redação do Enem.

Aqui é a Talissa e nesse texto eu espero te ajudar a compreender quais são as competências avaliadas na Redação do Enem. 

Vamos juntos aprender sobre a Redação do Enem?

Afinal, porque a redação do Enem é importante?

Se pensarmos apenas em uma média simples da sua pontuação, a redação já equivale a 20% da sua nota no Enem. Então se você não for muito bem em ciências humanas ou da natureza, você pode aproveitar e buscar compensar esta nota através da nota da redação.

Então, não deixe a redação de lado! Nada de confiar na sorte para escrever, hein? Assim como recomendamos para as provas objetivas, é fundamental separar um tempo em sua rotina de estudos para a redação do Enem.

Quais as competências avaliadas na Redação do Enem? 

O candidato deve seguir alguns critérios avaliados pelos organizadores da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o exame, preparou uma cartilha com as principais dicas aos candidatos.

Conheça as cinco competências cobradas pelo Inep na redação:

1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa

É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

São seis níveis de desempenho: 

2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto

Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.

Eis os seis níveis de desempenho: 

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.

Eis os seis níveis de desempenho: 

4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.

Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.

Abaixo, seguem os seis níveis de desempenho:

5. Respeito aos direitos humanos

Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.

Eis os seis níveis de desempenho: 

Ouuu seja, em resumo, são essas cinco competências:

– Domínio da norma-padrão da língua escrita;

– Compreensão do tema;

– Organização das informações e argumentos;

– Correta aplicação da lógica;

– Apresentar uma proposta de intervenção para o problema que respeite os direitos humanos.

(Fonte: mystudybay)

 

 

Bora aprender mais sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e tirar uma boa nota na redação?!

Então acompanhe os próximos textos do Portal PIIT.

Um abraço, Talissa Cardoso CRP 08/34184.

Lembrando que as informações deste texto foram retiradas do site do MEC: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem

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