
Oportunidade para entrar na Unioeste!
23/05/2024
Lançamento do Clip Aprendiz Poesia 2024
10/06/2024Lançamento on-line do Minidoc. dos Piits: Jovens Comunicadores, Jovens Protagonistas, assista…

Os jovens do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) tiveram a oportunidade de participar das oficinas de Produção de Conteúdo para Mídias Sociais, dentro do Projeto de Oficinas de Mídia, Cidadania e Direitos, no bloco de treinamento da Itaipu. O atividade contou com 06 encontros presenciais e a participação de 11 PIITs do Programa (que estiveram no Programa entre os anos de 2023 e 2024). Como resultado final da formação foi produzido um documentário, feito pelos próprios jovens aprendizes, com relatos e videos sobre a importância do Programa, a vivências e diversas narrativas que o PIIT proporciona na vida dos adolescentes. A produção audiovisual tem 17 minutos de duração e conta com a entrevistas de PIITs, estagiários, ex-piits e Supervisores do Programa. A oficina foi ministrada pelo Arte-Educador, Comunicador e Assistente Social, Felipe Garcia, que também já foi estagiário da Itaipu em 2022.
REALIZAÇÃO DOS PIITS: CARLOS EDUARDO LOPES (SI.AA), KAIO PERREIRA DE OLIVEIRA (RHDA.AD), STEFHANYE BEATRIZ OLIVEIRA GOLLMAN (RHDA.AD) , LUCAS MICAEL DOS SANTOS MARTINS (SMIL.DT), CAUÃ DE SOUZA CEMIM (SM.DT), ELIZEU DE OLIVEIRA DA SILVA (SESE.AD) ANA JULIA PERREIRA DA SILVA (PC.CD), MARIA VITÓRIA DA SILVA PACHECO (CORE.DF) E SCHUTZEN EMELY STRELOW (RHDA.AD)
Os dispositivos pedagógicos utilizados nas oficinas promoveram o diálogo em rodas de conversa temáticas, oportunizando demandas dos participantes sobre seus interesses e história de vida, sempre introduzidas a partir de fragmentos midiáticos como filmes, documentários, curta-metragens, podcasts, notícias e reportagens, imagens, pílulas audiovisuais entre outros. Os referenciais metodológicos utilizados na produção audiovisual estão ancorados nos preceitos da Educação Popular (FREIRE, 1987), da Educomunicação (SIQUEIRA, 2009), da Produção Partilhada do Conhecimento (BAIRON, 2012) e do Cineclubismo (TARELHO, 2019) e (POSTALI, 2021).