Itaipu faz parceria com Min. Turismo e realiza evento compartilhando experiências de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Manual On-line de Boas Práticas dos PIITs 01 – Dicas sobre o Sono no Trabalho
30/05/2025
Manual On-line de Boas Práticas do PIIT 02 – Dicas Rotinas do Dia
17/06/2025
Manual On-line de Boas Práticas dos PIITs 01 – Dicas sobre o Sono no Trabalho
30/05/2025
Manual On-line de Boas Práticas do PIIT 02 – Dicas Rotinas do Dia
17/06/2025

Itaipu faz parceria com Min. Turismo e realiza evento compartilhando experiências de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Repost Itaipu – Publicada em 05/06/2025 – Editado por Felipe Camargo

Junto ao II encontro de Turismo Responsável (2 a 5 de junho em Foz do Iguaçu-PR). O Seminário Prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes reuniu mais de 200 participantes na Itaipu

A Itaipu Binacional assinou, nesta terça-feira (3), o termo de adesão ao Código de Conduta Brasil e à carta do Movimento Turismo que Protege, iniciativas do Ministério do Turismo voltadas ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico. A assinatura, realizada durante o Seminário Internacional sobre a Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), teve a participação da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, que representou o ministro Celso Sabino de Oliveria; do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; e reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento a esse crime.

O evento contou com representantes do GT Aprendizagem e da Rede Proteger, instituições atuantes em Foz do Iguaçu-PR e região, como a Guarda Mirim, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o PIIT Itaipu, entre outras.

O seminário teve como objetivo reforçar o compromisso do País com o Código de Conduta Brasil, um documento que consolida esforços nacionais e internacionais para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

O seminário também contou com painéis que discutiram realidades desafiadoras e inspiradoras, como o trabalho desenvolvido na Ilha de Marajó (PA). O coordenador do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) da Itaipu, Vinícius Ortiz, foi o moderador do painel “Marajó – Caminhos de Cuidado e Resistência”. Ele explicou que a discussão visava “abordar a violência e a exploração sexual à criança ou adolescente e as estratégias de luta e ações de combate a esse tipo de violência e exploração, através de um exemplo bastante rico, que é o que é feito na ilha de Marajó”. Carolina Maciel, diretora executiva do Instituto Mondó, que atua em Marajó, enfatizou a necessidade de uma abordagem integral: “A gente tem inicialmente a perspectiva que a transformação de um território tem que se dar de maneira sistêmica, ou seja, multidimensional”. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional.

O painel seguinte tratou do tema: “Infância Livres – Caminhos Inovadores na Prevenção da Exploração Sexual no Turismo”.

Durante a programação da tarde, a gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu, Luciany dos Santos Franco, participou do painel “Conexões que Protegem: A experiência de Foz do Iguaçu”, juntamente com Mirna Utzig, da Rede Proteger e da Secretaria Municipal de Assistência Social. A discussão foi mediada por Laís Campelo, do Ministério do Turismo. Luciany comentou que hoje a Itaipu Binacional tem realizado mais de 40 ações e convênios em todo o Estado, atendendo muitos adolescentes diariamente. “Estamos mudando a forma de atuar na proteção da criança e do adolescente, trabalhando com a capacitação de rede de proteção, técnicos, convênios e professores”, explicou. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional.

A programação ainda incluiu painéis de discussão com especialistas e representantes do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA), que reúne 15 países da América Latina e do Caribe, além de instituições como a ECPAT Internacional e o Instituto Interamericano del Niño, la Niña y Adolescentes (IIN-OEA). Esses debates abordaram estratégias regionais para a prevenção da exploração sexual no turismo.

Itaipu faz parceria com Min. Turismo e realiza evento compartilhando experiências de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com a nossa Política de Proteção de Dados.
Leia mais
×