Tutoriais do Portal PIIT
28/03/2023Por que é importante entender o mercado de trabalho antes de escolher uma carreira?
29/03/2023Efeitos das redes sociais na saúde mental dos adolescentes
Oiii gente, tudo bem com vocês? Talissa por aqui!
Você já parou para pensar quantas horas por dia você fica no tiktok, instagram, facebook?! Fica horas e horas rolando o feed sem nem conseguir levantar para ir ao banheiro ou ir comer?
Será que o uso das redes sociais afeta de alguma forma a sua saúde mental? Vem descobrir com a gente através deste texto!

Afinal, o que são as redes sociais?
As redes sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros.
Há vários tipos de redes sociais, cada uma com um objetivo diferente e públicos específicos.
Alguns dos objetivos das redes sociais:
- Estabelecer contatos pessoais, podendo ser relações de amizade e namoro.
- Realizar networking, ou seja, compartilhar e buscar conhecimentos profissionais e procurar emprego ou preencher vagas.
- Compartilhar e buscar imagens e vídeos.
- Compartilhar e buscar informações sobre temas variados.
- Divulgar produtos e serviços para compra e venda.
- Jogar, entre outros.
E o que raios é “Saúde Mental”?!
A saúde mental é um tópico cada vez mais pautado nos assuntos e também mais valorizado. A saúde mental de uma pessoa está relacionada ao estado em que ela está bem o suficiente para lidar com as situações cotidianas.
A saúde mental está relacionada também à forma como o indivíduo reage às situações da vida, ao estresse, ao trabalho e sua produtividade e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ideias e emoções.
A relação entre Saúde Mental e Redes Sociais
A saúde mental é determinada por uma série de fatores, sejam eles socioeconômicos, profissionais, biológicos ou ambientais. Desta forma, o uso das redes pode sim interferir na saúde mental das pessoas.
Uma instituição de saúde pública do Reino Unido, a Royal Society for Public Health (RSPH), em parceria com o Movimento de Saúde Jovem realizou um estudo onde foi apontado que as redes sociais provocam efeitos positivos ou nocivos à saúde humana, dependendo de como são utilizadas.
Na pesquisa, concluiu-se que o compartilhamento de fotos pelo Instagram impacta negativamente no sono, na autoimagem e aumenta o medo dos jovens de não vivenciar os mesmos acontecimentos que os outros compartilham nas redes.
Ainda na pesquisa, cerca de 70% dos jovens revelaram que a rede social Instagram fez com que eles se sentissem pior em relação à própria autoimagem.
Outras pesquisas sobre a influência da mídia na saúde mental revelam ainda que o tempo dispensado utilizando as redes sociais tem relação com o sentimento de isolamento do mundo real, o que pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais.
Muitas publicações nas redes sociais reforçam o narcisismo, os padrões de vida, estéticos e de consumo, além de contribuírem para o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, incluindo sintomas depressivos, ansiedade e baixa autoestima, como foi relatado na pesquisa da RSPH.

Há muitos impactos observados na relação entre redes sociais e saúde mental, causados principalmente pela dependência das redes sociais.
Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo.
Além destes, temos também o cyberbullying que impacta negativamente a vida de muitos jovens através de práticas de agressão virtuais.
E você, já percebeu algum desses sintomas a partir do uso excessivo das redes sociais? Gostaria de compartilhar com a gente? Manda nos comentários!
Um abraço, Talissa.
E fica de olho no tempo que você usa as redes sociais, eim?!