Desregulação emocional na série “Ginny e Georgia”.

Como os adolescentes podem se preparar para entrevistas de emprego
06/02/2023
Morar sozinho: como escolher um lugar para morar?
15/02/2023
Como os adolescentes podem se preparar para entrevistas de emprego
06/02/2023
Morar sozinho: como escolher um lugar para morar?
15/02/2023

Desregulação emocional na série “Ginny e Georgia”.

Oie, eu sou a Lara e vou falar sobre a série “Ginny e Georgia”. É uma série da Netflix, que teve sua primeira temporada em 2021. A segunda temporada foi lançada em 2023 e traz um roteiro que aborda dificuldades vividas pela adolescente Virgínia.

Com o apelido de “Ginny”, é uma adolescente de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio. Mora com sua mãe Georgia e o irmão mais novo de 9 anos, Austin. Já mudou de cidade várias vezes, é a primeira vez que passa tanto tempo em uma cidade, chamada Wellsbury. Nessa cidade, ela desenvolve suas primeiras amizades, pois nas cidades anteriores, permaneceu por pouco tempo e teve poucas oportunidades.

(Fonte: mixdeseries.com.br)

Ginny fica amiga de 3 garotas, Maxine, Abgail e Norah e passa a conhecer mais pessoas através delas, incluindo seu primeiro namorado Hunter. Tem suas primeiras experiências em festas da escola, festa do pijama, tem suas primeiras experiências íntimas e inicia um trabalho de meio período em um Café próximo a sua casa. Em casa, possui um relacionamento próximo de sua mãe e do irmão, e ao longo da série, seu pai que viaja o mundo volta a ter mais contato com ela.

(Fonte: mixdeseries.com.br)

A série retrata momentos da vida de Ginny e sua família, ela já passou por dificuldades financeiras, problemas familiares e mudanças de cidades. Diante de tantos acontecimentos, Ginny evita ser vulnerável e procura passar sempre uma imagem de forte. Ela mostra várias vezes não admitir ter fraquezas. Logo, essa personagem passa a vivenciar diariamente situações de desregulação emocional.

(Fonte: mixdeseries.com.br)

A desregulação emocional trata-se da dificuldade em lidar com a intensidade das emoções, levando a formas prejudiciais para lidar com as experiências. Essa desregulação pode aparecer como uma grande intensificação das emoções (pânico, terror, medo, raiva intensa) ou uma desativação excessiva das emoções (entorpecimento emocional, onde as emoções intensas podem afastar o indivíduo das experiências, impedindo seu processamento).

Algumas formas prejudiciais de lidar com a desregulação emocional são: esquiva (evitas situações, lugares, pessoas), intoxicação alcóolica, automutilação, tremor, trauma, etc. No caso da Ginny, ela tinha momentos de pânico e se isolava para se machucar, sentindo emoções tão intensas, onde preferia não contar com o apoio das outras pessoas, e sim, sentir tudo sozinha. Depois de muito tempo tendo essas dificuldades, ela resolve se abrir e conversar com seu pai Zion. Seu pai a acolhe de uma maneira em que as emoções negativas vão embora nesse momento, e Ginny passa a fazer terapia. Na terapia, Ginny aprende algumas estratégias para evitar se machucar: usa elástico no braço para puxar quando se sentir ansiosa em vez de se isolar e se machucar, passa a usar um caderno para escrever sobre seus sentimentos e possui o contato de sua terapeuta, para ligar caso tenha uma crise que não consiga lidar sozinha.

Diante desse exemplo da vida da Ginny, podemos pensar sobre estratégias que podem ajudar a regular as emoções:

Validar e acolher as próprias emoções: identificar e encontrar verdade nos seus sentimentos, acalmando-se, tendo compaixão com o que sente para se sentir validado.

Aceitação: Aceitar o que não se pode mudar, compreender que nem tudo está no seu controle. Aceitar não é se acomodar, desistir ou não fazer nada, mas sim parar de lutar contra algo diante do qual somos impotentes;

Praticar exercícios respiratórios ou meditações para regular a respiração ou trazer relaxamento para o corpo. Alguns exemplos são: Mindfulness (exercícios de atenção plena por meio de meditação, através de uma atitude aberta e tolerante para os pensamentos e emoções que surgirem na mente) Escaneamento corporal (tipo de meditação, onde se treina a consciência corporal, focando em cada parte do corpo e observando as sensações e emoções que vão surgindo), Relaxamento muscular , progressivo (trata-se de uma técnica, onde se tensiona e relaxa várias partes do corpo, o objetivo é desenvolver a autopercepção à tensão muscular).

Examinar os próprios pensamentos: Avalie o que está passando pela sua cabeça, o que está dizendo para si mesmo e reflita se estes pensamentos são realmente baseados na realidade. As vezes temos pensamentos catastróficos (pensamentos focados apenas nas piores coisas que podem acontecer) e acabamos não percebendo a realidade ao nosso redor.

– Pedir ajuda para pessoas que confia: Nunca esqueça que, você não está sozinho, você pode pedir ajuda para um familiar, um amigo próximo, uma vizinha, professores, pessoas que você sinta segurança. A ajuda de um psicólogo também pode ser muito importante.

Essas foram algumas dicas sobre como regular as emoções. Lembrando que algumas pessoas tem formas particulares para isso, como praticar esportes, fazer exercícios físicos, praticar alguma atividade artística (pintar, cantar, dançar, interpretar), cozinhar.

Alguns aplicativos que você pode baixar no celular para ter acesso a meditações:

  • Headspace;
  • Lojong;
  • Insight timer.

Com carinho, Lara.

CRP 08/37038

Desregulação emocional na série “Ginny e Georgia”.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com a nossa Política de Proteção de Dados.
Leia mais
×