Dicas para lidar com as emoções durante o Enem
10/01/2023Design de interiores: conheça mais
16/01/2023Conheça as profissões do futuro
A sociedade está em constante transformação e desenvolvimento, ao longo do tempo muitas coisas mudam. Com isso, é notório observar, por exemplo, a mudança que houve em 10 anos na sociedade.
A melhor forma de lidar com essas transformações e mudanças é estar preparado e aberto para o novo, a fim de conseguir se adaptar da melhor forma, apesar das dificuldades. A partir disso, é importante estar atualizado quanto ao desenvolvimento da sociedade, em que surgem novas profissões e deixam de existir algumas.
A existência de novas profissões acontece a partir da necessidade do mercado de trabalho, tendo um ciclo. O mercado de trabalho sente a demanda de uma determinada atividade, há a precisão da mão de obra e faz um movimento de contratação dos profissionais mais qualificados. Esse processo faz com que cargos sejam criados.
Neste sentido, com o aumento das tecnologias há várias profissões que deixaram de existir ou tem muita pouca demanda, exemplos disso são:
- Telefonista;
- Linotipista;
- Mensageiro de telegrama;
- Operador de mimeógrafo;
- Arquivista;
- Atendentes de bancos;
- Vendedor de enciclopédias;
- Leiteiro;
- Ator e atriz de rádio;
- “Computadores humanos”;
- Caixas de supermercado.
Com a extinção e a falta de necessidade dessas profissões foi tendo espaço para novas profissões mais na área da tecnologia, como:
- Desenvolvedor de softwares;
- Analista de big data;
- Especialista em segurança da informação;
- Analista de marketing digital;
- Gestor de mídias sociais;
- Engenheiro de cibersegurança;
- Representante de vendas;
- Especialista em sucesso do cliente;
- Cientista de dados;
- Engenheiro de dados;
- Especialista em Inteligência Artificial (IA);
- Desenvolvedor em JavaScript.
Com base nisso, segundo pesquisas, há profissões que serão extintas até 2030, como:
- Taxista;
- Entregador;
- Operador de telemarketing;
- Árbitro;
- Caixa de banco;
- Elaborador de obrigações fiscais;
- Operador de máquinas rurais;
- Corretor de imóveis.
Uma das profissões mais recentes é o Desenvolvedor de Software, que mais se popularizou com o avanço da tecnologia e da inovação. Este profissional é responsável pela programação de sistemas e atua diretamente com os códigos e as diferentes linguagens digitais.
Desta forma, pode-se concluir que as profissões com maior destaque no futuro serão voltadas à saúde, à educação, e principalmente às tecnologias. Vale ressaltar que a sociedade está em constantes mudanças, por isso, profissões que hoje são valorizadas, podem, daqui há uns anos, serem desvalorizadas e menos demandadas.
É fundamental estar atualizado quanto às mudanças da sociedade e às novas profissões que vão surgir ao longo do tempo para que consiga se adaptar aos novos contextos.
E você, se interessou por alguma profissão do futuro? Conhece alguma profissão que quase não é mais realizada?
Um abraço, Talissa Cardoso. Psicóloga, CRP 08/34184