
Curso Aprendendo a Aprender & Enem: Desmistificando o aprendizado
01/08/2024
Primeiro encontro da última turma de Orientação Profissional de 2024.
16/08/20242ª Edição do Projeto Vida Plena: Saúde, Igualdade e Escolhas acontece no Programa

No início deste ano, as estagiárias Ana Luiza Toebe e Marisol Aguilar Arce desenvolveram a primeira edição do “Projeto Vida Plena: Saúde, Igualdade e Escolhas” como parte do projeto de intervenção exigido na disciplina de Estágio Obrigatório do curso de Serviço Social da UNILA, realizado somente para meninas participantes de Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho – PIIT. Após uma boa adesão das jovens aprendizes, decidiu-se realizar uma segunda edição, desta vez aberta também para os meninos do programa de aprendizagem. As oficinas foram divididas em três encontros, realizados nos dias 18/07, 25/07 e 01/08.
1º encontro:
No primeiro encontro, realizado no dia 18/07, participaram 7 adolescentes. Abordamos temas importantes como métodos contraceptivos, ciclo menstrual, tipos de absorventes e pobreza menstrual. Para ilustrar esse problema, utilizamos o documentário “Absorvendo o Tabu”, vencedor do Oscar de melhor curta-metragem documental. Para ajudar na fixação dos conteúdos, realizamos dinâmicas como a apresentação de preservativos femininos e masculinos. Além disso, desenvolvemos um jogo de perguntas pelo site Kahoot!, baseado nas informações apresentadas. Uma das adolescentes foi a vencedora, recebendo um prêmio simbólico.
2º encontro:
No segundo encontro, realizado no dia 25/07, novamente com 7 adolescentes, discutimos a importância do acompanhamento médico, especialmente ginecológico e urológico. Exploramos os motivos que levam as pessoas a não buscarem acompanhamento médico e falamos sobre exames preventivos para mulheres e homens, sua importância e a idade para começá-los, utilizando vídeos demonstrativos. Também abordamos as infecções sexualmente transmissíveis: suas causas, formas de prevenção, sintomas, tipos de testes para detecção e o PEP (profilaxia pós-exposição). Novamente, utilizamos o Kahoot! para um jogo de perguntas, premiando o vencedor com um prêmio simbólico.
3º encontro:
O terceiro e último encontro ocorreu no dia 01/08, com a participação de 8 adolescentes. Discutimos a objetificação do corpo, especialmente do corpo feminino, usando campanhas publicitárias como exemplo, como comerciais de cerveja. Também abordamos maternidade/paternidade na adolescência, a cultura da depilação, e os julgamentos postos durante à transição da infância para a adolescência e para a fase adulta. Incluímos duas dinâmicas: além do jogo de perguntas no Kahoot!, realizamos um jogo chamado “farinha na cara”. Nesse jogo, dois participantes ficavam frente a frente, e uma pergunta era feita. Quem pegasse o objeto sobre a mesa primeiro tinha a oportunidade de responder. Em caso de acerto, o outro participante tinha o rosto sujo de farinha como consequência. Cada dinâmica teve um vencedor que também recebeu um prêmio simbólico, incentivando-os a testar seus conhecimentos.
Nesta segunda edição do projeto, consideramos fundamental incluir também os meninos, pois a participação deles é tão crucial quanto a das meninas. Ambos precisam estar engajados e bem-informados sobre os temas discutidos para evitar desinformação. Dessa forma, todos poderão, ao longo de seu crescimento, questionar-se e decidir o que realmente faz sentido para eles, fazendo escolhas mais conscientes. Por isso, nos esforçamos em cada encontro, através de jogos e atividades, para colocar em prática tudo o que foi explicado.