Efeitos das redes sociais na saúde mental dos adolescentes
28/03/2023
Redação do Enem: Competências Avaliadas
31/03/2023Por que é importante entender o mercado de trabalho antes de escolher uma carreira?
Oi gente, Talissa por aqui!
O mercado de trabalho é uma expressão muito comum nos dias de hoje. Seu significado traz a relação entre a busca e a oferta de empregos de uma forma geral, seja ela formal ou informal, no primeiro, segundo ou terceiro setor etc.
Toda profissão acaba inserida no mercado pois envolve um empregador e um empregado, mesmo nos casos de autônomos ou empreendedores onde esses dois papéis recaem sobre a mesma pessoa.

Tendo isso em mente, se torna claro que para escolher uma profissão de forma consciente e planejada é preciso estudar o mercado de trabalho. Porém, por englobar muita coisa, é inteligente direcionar essa busca de informações para evitar o gasto de esforços e tempo com coisas secundárias.
Eis, a seguir, uma lista de oito matérias importantes de se entender e buscar informações sobre o mercado na hora de escolher uma profissão:
1. Carreira. Em qual carreira essa profissão/vaga se insere? Ela é o início de uma carreira? Ou, por quais vagas preciso passar para chegar até ela?
Para atuar na liderança de uma equipe de desenvolvimento na área de tecnologia da informação (costumeiramente associada à vagas sênior) o candidato precisa amadurecer profissionalmente (através de vagas júnior ou pleno) por exemplo.
2. Concorrência. Como está a saturação desta profissão no mercado? Qual a facilidade para profissionais se empregarem na área?
Na cidade de Alfenas – MG, a oferta de dentistas é de 165/habitantes. Uma razão muito superior à média do estado de 684 dentistas por habitante.
3. Disponibilidade. Qual a disponibilidade de vagas para essa profissão? Onde há maior concentração de vagas da profissão que desejo? Há muito mais vagas de hotelaria em centros turísticos, tornando o mercado dessa área bem mais desenvolvido nessas regiões.
4. Empregador. Quem são os empregadores? Quais são os principais? Como são avaliados? Como é o ambiente de trabalho dessa profissão?
Designers podem atuar de forma autônoma, em pequenas empresas ou em grandes empresas, por exemplo. Há uma variedade de possíveis empregadores com perfis diferentes para essa profissão.
5. Futuro. Qual a prospectiva dessa profissão para o futuro do mercado?
As profissões na área de TI têm tido um grande aquecimento com o aumento da presença tecnológica na sociedade, se mantendo junto ao avanço da civilização.
6. Profissional. Quem são os profissionais que atuam nessa profissão hoje?
O perfil de profissionais da Saúde é distinto dos profissionais do Judiciário. Cada profissão pode reforçar e criar determinados traços pessoais, bem como amenizar outros.
7. Requisitos. Quais são os conteúdos técnicos (hard skills) exigidos para essa profissão? Quais habilidades socioemocionais (soft skills) são comumente solicitadas?
Entender os padrões requisitados auxilia a se preparar para a profissão e a entender qual será a prática encontrada.
8. Salário. Qual a faixa salarial da profissão que busco?
Não há como desassociar a profissão das finanças. É importante considerar o retorno financeiro e se ele atende suas demandas e seus sonhos.

Além do conhecimento sobre o mercado e a área que se tem interesse, um segundo pilar de sustentação para a decisão da profissão é o autoconhecimento. Fique à vontade para explorar outros artigos que visam aprofundar como o jovem pode aprimorar seu autoconhecimento e como isso influencia na escolha profissional.
Um abraço, Talissa!